quinta-feira, 4 de fevereiro de 2021

O cansativo trabalho de ser escrever e fazer SEO simultâneamente

 Se uma coisa que aprendi desenvolvendo na internet é que os resultados sólidos vêm com o tempo. No início você até pode conseguir um estímulo pagando publicidade online, com uma lista de e-mails ou se tiver muita sorte e conseguir escrever um post que seja viral mas os resultados orgânicos precisam de tempo.

Quanto maior a quantidade de conteúdo no seu Blog maior a quantidade de visitantes.

Mas quantidade precisa andar junto com a qualidade. Posts com conteúdo ruim, mal escritos ou com gramática ruim espantam o leitor mais engajado. E se você não tem um número suficiente de usuários que voltam ao seu site, no longo prazo será insustentável. Você precisa que os seus leitores voltem ao seu site.

Se você se engajar e escrever com qualidade e constância seu site atingirá o sucesso em pouco tempo. 

Posts Programados

Manter a constância de escrita sempre é um desafio. As vezes viajamos, as vezes temos compromissos profissionais ou pessoais e precisamos nos afastar um pouco do mundo virtual.

Aproveite os dias que você está inspirado e escreva diversos posts mas programe sua publicação para dias subsequentes. 

A minha meta é de um post por dia, então eu já tenho posts cadastrados pelo menos para os próximos 15 dias seu tiver algum imprevisto e não puder escrever.

Comecei meu blog assim, já tinha a estrutura na cabeça e comecei a formatar meu sistema de Downloads com o Woocommerce do Wordpress.

Mas para diminuir a taxa de rejeição do meu site eu quero criar uma landing page e um link para o sistema de downloads. Busca no google >> landing page >> download

As landing pages foram feitas como Posts, apontando para as respectivas categorias, e tendo suas tags definidas. Aqui segue o exemplo de 2 landing pages feitas no meu Blog:

  1. NHO 01 – Avaliação da Exposição Ocupacional ao Ruído
  2. NHO 03 – Análise gravimétrica de aerodispersóides sólidos coletados sobre filtros de membrana
Veja que as páginas possuem um texto bem elaborado com as informações que eu acho que o leitor precisa saber e no final há um botão com o link para o arquivo que meu usuário deseja.

Esse funil entre a landing page  e a página de download reduz a sua taxa de rejeição e faz aumentar a relevância do seu Blog em mecanismos de busca.

O que é a taxa de rejeição?

A taxa de rejeição é calculada a partir dos visitantes que acessam somente uma página do seu site e depois deixam.

O que pode significar algumas coisas:
  • ele não gostou do conteúdo e saiu.
  • ele gostou e achou o conteúdo queria e saiu.
O problema é o mesmo: reter o usuário no seu site. Criando esses caminhos como esses cones, ou adicionando posts relacionados, ou exibindo um widget com os posts mais populares do site, ou por categoria....

Dê mais oportunidades de navegação aos seus visitantes. 

Conciliando a escrita com o SEO

Quando comecei a escrever os posts para o blog e a agendá-los para publicação eu não estava muito preocupado com o SEO e mais com conteúdo. Após a inserção de mais de 10 artigos parei e voltei um por um para fazer as modificações sugeridas pelo plugin Yoast SEO.

Deu um trabalho mas foi importante para que eu pudesse reaprender a lógica do plugin e do SEO que eu precisava fazer. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aumentando a autoridade com wikipedia

 Essa semana dediquei um tempo para adicionar mais links na Wikipedia relacionados aos temas do meu site. Gerei 7 novos backlinks de termos ...