sexta-feira, 29 de janeiro de 2021

Estruturando seu blog

 A estrutura que eu escolhi funciona pro meu tipo de site, conteúdo abordado, tema e gerenciador de conteúdo. Não necessariamente o que é melhor pra mim seja melhor pra você. Use essas recomendações com moderação. :P

Estrutura

Só para esclarecer a estrutura que decidi utilizar para o meu site:

Gerenciador de conteúdo: Wordpress
Domínio próprio?: Sim
Host: Hostinger

Esse é o básico. Wordpress para gerenciamento de conteúdo, domínio próprio com o meu nome e um servidor de hospedagem pago anualmente.

Os principais tópicos abordados do meu blog serão:

  1. Meio Ambiente
  2. Segurança do Trabalho
  3. Saúde do Trabalho
  4. Higiene Ocupacional
Para organizar melhor estes temas eu criei uma Categoria no Wordpress para cada tópico acima citado. Um problema do Wordpress é que todas as categorias são agrupadas com um prefixo category:

Exemplo: https://alextinoco.com/category/meio-ambiente/

Meu objetivo é deixar a URL (endereço da página) o menor possível. Então instalei um plugin que remove a categoria do permalink e deixa o link mais enxuto. 

Com as principais categorias definidas já é possível construir os backlinks necessários para melhorar o posicionamento do site em mecanismos de busca.

Conteúdo a oferecer

Pelas minhas experiências anteriores os usuários estão sempre interessados em achar diversos tipos de conteúdos em diferentes formatos sobre o mesmo assunto num mesmo lugar.

O que eu quero dizer com isso é que além do conteúdo regular de um blog tem a oferecer que é o seu texto, você pode também fazer reviews de produtos, oferecer livros, guias, tutoriais e manuais para download, divulgar vagas profissionais, eventos na sua área de atuação, podcasts, vídeos, apresentações de powerpoint etc. 

Quando maior a quantidade de conteúdo oferecida maior a possibilidade de você atrair tráfego orgânico, reter sua audiência e diminuir sua taxa de rejeição consequentemente.

O meu blog terá além da estrutura de posts e páginas as seguintes áreas:

  • Sistema de downloads: meu sistema de downloads oferecerá documentos técnicos, normas, imagens, infográficos, apresentações de powerpoint, arquivos de excel, relacionados ao tema do meu site;
  • Sistema de eventos: um calendário de eventos que possa divulgar cursos, palestras, simpósios, convenções relevantes à minha área de formação;
  • Sistema de podcasts: vou gravar semanalmente um podcast sobre meio ambiente e um sobre segurança do trabalho;
  • Sistema de vídeos no youtube: vou publicar tutoriais online, reviews e o podcast;
  • Sistema de membros pagos: projeto futuro para colher assinaturas online;

Sistema de divulgação de vagas de empregos: eu não vou divulgar vagas de trabalho nesse projeto atual mas é um segmento que atrai bastante público. Há bastante demanda para sites alternativos ao catho, indeed, vagas, etc. Bing

Um comentário:

Aumentando a autoridade com wikipedia

 Essa semana dediquei um tempo para adicionar mais links na Wikipedia relacionados aos temas do meu site. Gerei 7 novos backlinks de termos ...